Postado em 23 de Setembro de 2020 às 17h18

Retomada na construção pede equipamentos com motores econômicos e flexíveis

METALÚRGICA CORREIA - Indústria de Peças Metálicas Na recuperação do setor, até os motores elétricos dos equipamentos precisam ser flexíveis e econômicos. A construção civil é...

Na recuperação do setor, até os motores elétricos dos equipamentos precisam ser flexíveis e econômicos.

A construção civil é considerada uma atividade essencial e, mesmo em meio à pandemia, esteve ativa, apesar da redução das atividades. Com a retomada dos trabalhos mais intensos no segundo semestre do ano, as perspectivas são para uma recuperação positiva do mercado, já que as vendas de imóveis estão aquecidas, tendo também maior procura para reformas residenciais. "Nesta retomada, as empresas do segmento estão buscando equipamentos com maior flexibilidade e economia, pois o momento pede mais produtividade com menos gastos", explica Drauzio Menezes, diretor da Hercules Motores Elétricos (empresa especializada em motores para diversos segmentos, como construção civil, alimentício, agrícola, industrial, entre outros).

Segundo ele, o setor construtivo utiliza equipamentos com motores elétricos desenvolvidos especificamente para diferentes aplicações, sendo os mais comuns: os balancins mecânicos; guinchos de coluna; minigrua para elevação dos materiais; betoneiras; peneiras; motovibrador para concreto e compactadores de solo. "Esses motores especiais podem variar de acordo com a aplicação, os mais comuns são com grau de proteção IP21 - IP 44 e IP55", detalha.

Na construção civil, normalmente o trabalho é bruto e os motores dos equipamentos utilizados estão sempre em contato com ambientes agressivos, que contêm muita poeira e umidade, podendo estar sujeitos às oscilações de energia nos locais das obras. "Por causa disso, muitos optam pelos motores Hercules, pois são desenvolvidos de acordo com a aplicação, envolvendo assim o grau de proteção e a tensão ideal, evitando o risco de ficarem na mão, durante o andamento da obra", explica Menezes.

Ele explica que um dos grandes diferenciais é a flexibilidade na forma construtiva desses motores, com possibilidade da caixa de ligação girar de 90 em 90 graus: "Eles possuem a linha de motofreio completa — com alavanca de alívio e também chapéus — facilitando aplicações de balancim e gruas de elevação; tendo também a linha completa de flanges padrões, monofásica e com click rural, sendo preparado para oscilações de energia, que podem variar de 110 - 127 / 220 - 254 V; além disso, possuem todas as peças de reposições disponíveis para compra; e pertence a uma empresa 100% nacional, que fornece 24 meses de garantia.

Menezes explica que os motores da linha padrão IP 55 monofásicos e trifásicos da Hercules são de carcaça de alumínio, por isso mais resistentes a ambientes agressivos, como os da área de construção civil, que trabalham com cimento, cal e possuem alta umidade. Todas essas linhas de motores são trifásicas e estão dentro do índice de rendimento mínimo exigido pelo Brasil, que é o IR3, fundamental para a economia de energia.

Para maior durabilidade do motor nesta área, ele recomenda a manutenção preventiva no equipamento, como a troca de rolamentos e também a avaliação da temperatura ambiente onde o equipamento será instalado. Lembrando que a ventilação do motor nunca deve ser obstruída, pois poderá causar danos ao motor e ao equipamento.

Sobre a Hercules Motores Elétricos
A Hercules Motores Elétricos oferece soluções em motores elétricos com o que há de mais atual e tecnológico no mercado. O diferencial da empresa é o atendimento personalizado, que permite a customização de motores para clientes de diferentes segmentos de negócio de pequeno, médio e grande portes. Com rigorosos padrões de qualidade nos seus processos produtivos, é uma empresa certificada pela ISO 9001 e tem os rendimentos dos seus motores aprovados pelo Inmetro, comprovando sua alta eficiência energética.

Referência em inovação no segmento em que atua, a companhia possui um aplicativo com realidade aumentada que proporciona uma experiência inédita e imersiva: é possível conferir os motores do catálogo em 3D, fazer um tour virtual 360º pela fábrica e ainda ouvir um podcast para conferir dicas e conhecer melhor os produtos e a empresa. O app pode ser utilizado tanto em Android quanto em iOS.

Fonte: Portal Brasil Engenharia

Veja também

Paraguai-Bolívia: missão registra US$ 44 milhões em negócios13/06/16DOIS MERCADOS COM GRANDE POTENCIAL ABREM AS PORTAS PARA MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS BRASILEIRAS A delegação de 41 empresários levados pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para rodadas de negócios no Paraguai e na Bolívia, entre os dias 30 de maio e 03 de junho, voltaram ao Brasil com negócios realizados e boas perspectivas de parcerias futuras. Foram negociados US$ 44 milhões nos dois......

Voltar para Blog